Boas energias: como usar Buda na decoração e qual é o seu real significado?

Nos últimos anos, o lar passou a ser visto e valorizado como o templo particular de muitas pessoas. Refúgio do estresse, lugar perfeito para esquecer da pressa urbana e da loucura da rotina e, também, um ambiente verdadeiramente relaxante, que pode dar a gostosa sensação de que tudo que aconteceu de ruim, em determinado dia, ficou para trás. Portanto, para quem se inspira em espaços confortáveis e energeticamente equilibrados, um complemento à decoração pode ser feito com a presença da imagem de Buda.

As representações do grande Iluminado fugiram à especificidade religiosa e hoje está não só em casas de adeptos ao Budismo, como também é procurada por quem acredita em seu significado e busca por boas energias. Além da grande variedade de representações, alguns dos desafios para quem busca trazer o Buda para o décor é saber como posicioná-lo de maneira correta, quais os seus significados e como montar um espaço zen perfeito.

+ No meio do nada: conheça o resort Hilton Salwa para relaxar no deserto

+ Cantinho zen: responda 5 perguntas antes de montar seu espaço de relaxamento

+ Conheça o conceito que incentiva o relaxamento e veja como adotá-lo no décor

Seja em quadros ou estátuas, a imagem de Buda pode ser o grande trunfo para um ambiente zen, relaxante e dedicado à reflexão e paz espiritual. | Foto: Divulgação Espaço Til
Seja em quadros ou estátuas, a imagem de Buda pode ser o grande trunfo para um ambiente zen, relaxante e dedicado à reflexão e paz espiritual. | Foto: Divulgação Espaço Til

Pensando nisso, preparamos este especial sobre a imagem de Buda, com orientações e inspirações de prosperidade e paz para os ambientes residenciais. Confira!

Mais que um objeto de decoração…
No cantinho voltado a meditação, temos a estátua de Buda entalhada em madeira no tamanho 60cm de altura| Foto: Dan Brunini

O budismo é uma religião e filosofia oriental que acredita na evolução da humanidade e traz reflexões únicas sobre paz e autoconhecimento. Desta forma, a imagem de Buda tem feito parte da composição dos mais variados ambientes da casa para traduzir um pouco do que prega o budismo e reconectar as pessoas ao seu lado espiritual.

Mais que um simples objeto de decoração, sua presença pode se transformar tanto em um espaço dedicado aos estudos das filosofias orientais e seus significados, aliando conforto, estilo e opções que ressaltem a paz e tranquilidade, como um ambiente versátil, com a exposição da imagem de Buda pontualmente posicionada para exibir uma paz de espírito que se traduza em todo o cômodo com a graça do estilo zen.

“Para isso, aposte em uma iluminação suave e que tenha luz natural. A imagem de Buda também pode estimular o conforto e bem-estar no ambiente. Aproveite a oportunidade de reconexão e acenda velas e incensos. Então, faça do seu lar o seu verdadeiro refúgio”, orienta Bia Castro, da Espaço Til.

Estilos
Pontuando a decoração com muito charme, o buda em madeira de 32cm de altura se harmoniza perfeitamente nos mais variados estilos de decoração | Foto: Divulgação Espaço Til

Além de valorizar os ambientes baseados em tendências e gostos orientais e zen, as imagens referentes ao símbolo do budismo também são ideais para entusiastas do estilo eclético, boho, moderno ou shabby chic. Além disso, gGarimpar peças com um visual vintage também é uma excelente opção para o caso de composições baseadas na nostalgia de experiências já vividas.

Significado

Além da tradicional e popularmente conhecida figura da imagem de Buda, onde ele está sentado e sorridente, existem algumas variações de imagens que possuem significados distintos.

Buda gordo

Clássica, a imagem traz em sua essência o bem e a riqueza interior.

Buda de cerâmica. Foto: Divulgação Espaço Til
Buda magro

A figura busca traduzir uma visão mais realista do verdadeiro Buda, de acordo com a crença das pessoas. Então, esta imagem é um convite a uma vida simples e sem excessos, como a de Buda.

Buda de marmorite. Foto: Dan Brunini
Buda azul

Inspira estabilidade e é tida como um verdadeiro antídoto para os males que afligem as pessoas.

Buda vermelho

Trazendo semelhança às crenças tibetanas de desejos de purificação, a imagem também significa o karma dos desejos.

Buda bebê

A representação é um símbolo de proteção, meditação e contemplação e para todas essas qualidades, a figura dá um toque de inocência e ternura.

Buda de resina. Foto: Dan Brunini
Posição ideal

De acordo com o Feng Shui, o Buda deve ficar sempre próximo ao nível dos olhos. Mas, evite colocá-lo próximo às tomadas ou equipamentos com motores, pois de acordo com a filosofia chinesa, este tipo de atividade perturba a energia do espaço.

Além disso, outra recomendação é trazer o objeto sagrado próximo a porta de entrada. Portanto, desta forma, Buda interage com a energia que entra no lar e consegue neutralizar qualquer energia negativa. Por fim, caso a escolha seja por colocar a imagem na sala de estar, posicione-o em direção a porta da frente.

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Objetos e hábitos que trazem boas vibrações para a sua casa

+ Plantas em casa: conheça as espécies ideais para energizar o lar

+ 5 tendências nostálgicas de decoração dos anos 90 para você ter em casa!

+ Esta luminária famosa do TikTok traz o pôr do sol para dentro de sua casa de forma relaxante e elegante

+ Iluminação do quarto: veja como deixar o ambiente ainda mais relaxante

+ Estresse? 6 áreas fantásticas da sua casa para organizar que vão te ajudar a relaxar

+ Este Airbnb escondido no México tem uma caverna com lago para relaxar. Descubra valor da diária!

Back to top